Social e Ambiental

Viveiro de mudas e reflorestamento


O programa de Reflorestamento é um dos primeiros projetos ambientais desenvolvidos pela empresa. Teve início em 1985, quando se começou a fazer o plantio de árvores para recuperar áreas degradadas. As mudas também são produzidas no viveiro próprio e,desde o início do programa, já foram plantadas mais de 5 milhões de árvores.

No viveiro, são produzidas cerca de 100 mil mudas por ano de aproximadamente 90 espécies do Cerrado, inclusive árvores cujo corte é proibido por Lei na região, como ipê, angico, aroeira e pequizeiro. As espécies frutíferas também são plantadas, pois produzem alimentos para os animais. As sementes são coletas na região pela equipe do Viveiro, muitas em áreas já reflorestadas pela empresa. 

O reflorestamento preserva as nascentes, evita o assoreamento de represas e rios, recupera a biodiversidade e forma corredores ecológicos que possibilitam aos animais circularem a longas distâncias. Além disso, melhora a qualidade do ar, da água e do solo; recupera a flora com espécies nativas da região e aumenta a vazão das águas.