Social e Ambiental

Manejo Integrado de Pragas


É uma forma de controle de pragas que proporciona ganhos ambientais e econômicos para a empresa. Consiste em estudar a dinâmica populacional de insetos nas lavouras de cana para saber quais dessas espécies podem causar danos ao canavial. 

Assim, esse monitoramento faz com que ocorra a racionalização na aplicação de inseticidas, ou seja, apenas os insetos que prejudicam as lavouras são eliminados. Dessa forma, diminuímos o uso de agrotóxicos e preservamos as espécies que não causam danos à cana.

Dentre as 15 espécies de cupins detectadas na região, apenas três podem causar prejuízos para as lavouras de cana-de-açúcar e soja. Assim, apenas na área territorial onde elas ocorrem, serão usados inseticidas, diminuindo consideravelmente o uso de reagente, protegendo colônias de insetos, principalmente os animais polinizadores, como as abelhas.

Realizamos esse tipo de controle de pragas desde 1992 em parceria com a Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Com essa prática, conquistamos o Prêmio CREA-GO de Meio Ambiente.